domingo, 17 de abril de 2016

NADA MELHOR DO QUE UM GOL DO CENTROAVANTE!

Na modernidade do futebol a posição do Centroavante vai entrando em extinção. O que antes era uma das posições dos atacantes, os outros eram os Pontas Direita e Esquerda, agora é chamado apenas de Atacantes, ou as vezes Pivô imitando a formação do Futebol de Salão. Centroavante era o homem mas avançado da sua equipe. Normalmente jogando com a camisa 9, o Centroavante era dentre os onze jogadores, o mais indicado para fazer os gols. Muitas equipes jogavam em função desse camisa 9. Muitos levam o apelido de "Matador".
Lucas Pratto ainda mantém a posição do Centroavante
Foto: Arquivo eX.
Baixinho ou alto, habilidoso ou não, o Centroavante nem sempre tinha intimidade com a bola, mas o que ele precisava mesmo era ter a frieza, a pontaria e esperteza para colocar a bola nas redes. 
Seja quem for que fizer os gols é sempre muito bom, inclusive quando ganha um contra, mas após uma goleada se o Centroavante não "balançou as redes", fica uma certa decepção por parte dos torcedores.
A responsabilidade da função é tão importante que, fazem até contagem de quanto tempo o determinado Centroavante não faz um gol, coisas que não acontecem com nenhuma outra posição. 
Narrar gols é sempre muito bom. Uma partida com placar em 0 x 0, faz com o que o Narrador Esportivo, encerre a sua jornada, como se o trabalho estivesse incompleto. Um gol decisivo, de um título, de uma classificação,  de uma grande virada, de uma vitória suada ou aquele golaço é sempre muito gostoso de descrever, mas o gol do Centroavante tem seu lugar de destaque.
Em quase sete anos de carreira, já narrei gols de todos os tipos, espetaculares e simplesinho, mas o bom mesmo é narrar o gol do Centroavante!
.  

sábado, 9 de abril de 2016

CARMO DO PARANAÍBA, A PROFISSIONALIZAÇÃO E O CRESCIMENTO DA MARCA EXPLOSAODORADIO.

Ao ser transferido de Bom Despacho para Belo Horizonte em janeiro de 2010, parecia que o sonho de ser radialista estava prestes a terminar. Mesmo distante, todos os finais de semana pegava estrada rumo a Bom Despacho pelo simples prazer de narrar uma partida de futebol e estar com os grandes amigos da equipe "A Dona da Bola". Ranchinho, Fabiano Oliveira, Ocimar Bispo, Marquinho do Blog, a eles devo a oportunidade de trabalhar no rádio e a realização de um sonho. Foram grandes trabalhos que juntos realizamos. 
Mas em setembro de 2010 outra transferência, desta vez de Belo Horizonte para Carmo do Paranaíba fez com que eu reduzisse os encontros com essa equipe e ficasse por cinco meses longe do rádio. Até que Cláudio Cícero, um dos melhores comentaristas esportivo que já conheci, me convidou para trabalhar na Radio Planeta AM 710. Comecei com um "frio na barriga" no final de janeiro/11 em uma goleada do Paranaíba E C. 6 X 1 no Nacional da Serra, debaixo de muita chuva. Sem conhecer nenhum dos atletas, papeleta molhada, com enormes textos publicitários e uma cabine tumultuada (quem já transmitiu no João Luiz de Carvalho com chuva, sabe como é). A primeira transmissão em Carmo do Paranaíba acredito ter sido pior do que a primeira da minha carreira. Muitos ouvintes reprovaram. 
O segundo trabalho foi na Lagoa Formosa, Santa Cruz 2 x 4 Bela Vista, foi mais um jogo de muitas dificuldades. Nesse dia conheci o comentarista João Batista, grande parceiro dos meus trabalhos.  No dia seguinte, diante de dois trabalhos muito ruins, agradeci ao Cláudio Cícero a oportunidade  e desisti da carreira. Mas Cláudio Cícero me fez voltar atrás. 
Foram três anos na Rádio Planeta AM, trabalhados com muita dedicação. Aos lado de Fábio Amaral, João Batista e Claudio Cícero realizamos grandes jornadas. Conquistei o registro de Jornalista, associe-me à AMCE - ASSOCIAÇÃO MINEIRA DOS CRONISTAS ESPORTIVOS, e adquiri muita experiência. Durante esse período voltei a alimentar esse blog com notícias locais e em 2012 criei o site explosaodoradio.com . 


Em agosto de 2013, surge um grande projeto, o programa em web rádio, A Bola do Jogo. Um programa ousado e inovador. Fazer um programa pela internet e o que era pior, em um horário totalmente diferente para a região. Sai do tradicional horário das 11:00 às 12:00 para uma segunda feira às 20 horas. Era o crescimento da marca.


Em março de 2014 um novo desafio, deixei a estruturada e consagrada Rádio Planeta AM e fui para Comunitária Liberal FM. Com João Batista e Clênio César, lutamos contra muitas dificuldades técnicas, mas realizamos boas transmissões, levando boa audiência.
Em 2015 acompanhado do parceiro João Batista, surge a equipe "explosaodoradio" em parceria com a radio Liberal FM de Carmo do Paranaíba e a partir dessa parceria somado ao sucesso do site do e do programa "A Bola do Jogo", a marca explosaodoradio passou a estar em evidência levando o nome de Carmo do Paranaíba para várias regiões de Minas Gerais entrando também no estado de São Paulo.